O Casulo

O Casulo é uma organização da sociedade civil (OSC) que atua com crianças, adolescentes, jovens e famílias das comunidades do Real Parque e Jardim Panorama, oferecendo atividades socioeducativas, culturais, de educação para o trabalho e interação comunitária.

Nasceu em 2002, como um projeto do ICE (Instituto de Cidadania Empresarial), que realizou um diagnóstico participativo com as comunidades em questão para identificar as potencialidades e necessidades da região.

Assim, em 2003, era inaugurado o Casulo com intuito de promover o desenvolvimento comunitário, tendo como eixos estratégicos: educação, cultura, empreendedorismo jovem e fortalecimento da organização comunitária.

Assumindo um compromisso de longo prazo, o ICE definiu que coordenaria esta iniciativa até que o “Projeto” estivesse em condições de se tornar uma organização social independente.

Após cinco anos de atuação, e acumulando diversos aprendizados resultantes deste período inicial, o Casulo passou a ter identidade jurídica própria em 2009.

Atualmente, o Casulo atua por meio dos programas: Educação Integral, Educação para o Trabalho e Interação Comunitária, com diversos projetos em parceria com a iniciativa privada e convênios públicos.

Integrado à Rede Socioassistencial do município de São Paulo, o Casulo é um serviço da Rede de Proteção Básica, com um Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) para 120 crianças e adolescentes, serviço inserido em nosso Programa de Educação Integral.

Em 2015, o Casulo recebeu o CEBAS, Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social, concedido pelo Governo Federal às entidades sem fins lucrativos reconhecidas por serviços beneficentes prestados.

Onde atuamos

O Casulo está localizado na região do Morumbi, em São Paulo, no bairro do Real Parque, onde moram aproximadamente 27.600 pessoas.  Na comunidade do Real Parque cerca de 6.400 pessoas residem nas 1.600 unidades de moradias sociais, resultado de um processo de urbanização em fase de conclusão.

Trata-se de um território de fortes contrastes sociais, muito perto da “Região da Berrini”, com inúmeras grandes empresas e dotado de serviços, porém com poucos recursos e equipamentos públicos de educação, saúde, transporte e lazer popular.

Com quem atuamos

Cotidianamente, 120 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos participam do CCA – Centro para Crianças e Adolescentes, além de cerca de 100 adolescentes e jovens no Programa de Educação para o Trabalho e centenas de pessoas nos projetos e eventos de Interação Comunitária.